João Evangelista

Nome do Pai: 

Incógnito

Nome da Mãe: 

Arcângela Maria

Data de Nascimento: 
1871-12-26
Data de Baptismo: 
1872-01-01
Distrito: 
Beja
Concelho: 
Mértola
Freguesia: 
Alcaria Ruiva
Local de Nascimento: 
trafeiras
Estado Civil: 
Casado
Nome do Cônjuge: 

Cristina Antónia

Data do Casamento: 
1900-03-06
Local do Casamento: 
Santana de Cambas
Residência: 
Mina S.Domingos
Data de Falecimento: 
1956-01-25
Local de Falecimento: 
Mina de São Domingos
Local da Sepultura: 
cemitério da Mina S.Domingos
Informação Pessoal: 
  • Biografia
  • Assento de Nascimento
  • Assento de Casamento
  • Assento de Óbito
Observações: 
Filho adoptivo.Em noticia de jornal refere que nasceu em Santana de Cambas em 25-12-1871.
Assento de Nascimento: 
Assento de Casamento: 
Empresa: 
Mason and Barry, Ltd.
Nº. do Sindicato: 
2267
Data do Registo: 
1897-03-16
Nº da Caixa de Previdência: 
1175
Profissão / Categoria: 
Policia
Local de Trabalho: 
Mina S.Domingos
Notas adicionais: 

Aos 3 dias do mês de janeiro do ano de 1872 nesta Igreja Paroquial da Vila de Mértola concelho de Mértola Diocese de Beja batizei solenemente um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de João Evangelista e que foi encontrado exposto nas trafeiras Freguesia de Alcaria ruiva as 5:00 da tarde do dia 1 do mês de Janeiro do ano corrente;trazia vestido dois coeiros, um de baeta parda e outro castanha escura,ambos velhos;uma camisa d'algodão e um chambre de xita roixa bordado de requife de lã verde e trazia na cabeça um lenço branco com cercadura encarnada;não trazia mais sinal algum por que possa ser conhecido.Deve ter aproximadamente oito dias de idade e me foi apresentado para ser baptizado por Feliciana Rosa, rodeira dos expostos desta vila.Foi padrinho, José Gomes proprietário, casado e natural e residente d`esta vila.

1956
Mais um companheiro de Mouzinho que morreu na Mina de S. Domingos, faleceu há poucos dias João Evangelista, de 85 anos, que foi companheiro de Mouzinho de Albuquerque na campanha contra o Gungunhana. Nasceu a 25 de Dezembro de 1871 na freguesia de Santana de Cambas, concelho de Mértola.

Alistado no Regimento de Infantaria 17, de Beja, transitou depois para Infantaria 19 e Caçadores 4. Seguiu para Lourenço Marques em 18 de Maio de 1896, ali chegando a 10 de Julho. Embarcou de regresso a Lisboa, em 29 de Setembro de 1897. Aposentado da empresa da Mina de S. Domingos e viúvo, vivia, desde há anos, na companhia de uma filha. O funeral do heróico e obscuro combatente foi muito concorrido.