O Musical encheu para a apresentação do novo Portal do CEMSD

No dia 11 de Agosto, a sala do Musical na Mina de São Domingos foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir à apresentação e abertura pública do novo Portal internet do Centro de Estudos da Mina de São Domingos.
O CEMSD é uma iniciativa autónoma e independente que visa essencialmente a divulgação e promoção do património, material e imaterial, da Mina de S. Domingos, facilitando o acesso a documentação histórica e técnica de forma absolutamente aberta e gratuita.
O CEMSD agrega um largo conjunto de documentos devidamente organizados, alguns de extrema raridade e até agora de difícil acesso por via eletrónica, de que se destaca cerca de 4000 fichas individuais de funcionários da antiga empresa mineira e antigos habitantes da aldeia.
No evento, para além dos promotores do mesmo participaram ainda como convidados a Vereadora da Câmara Municipal de Mértola, Dr.ª Rosinda Pimenta, que fez o encerramento do evento, o Dr. Miguel Rego, coordenador do Museu da Ruralidade de Castro Verde, que fez uma breve alocução sobre a importância do novo portal do CEMSD no contexto local e regional, e ainda a D. Sara Ribeiro da Fundação Serrão Martins, que dentro do espirito de colaboração institucional realizou uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido no Centro de Documentação da referida Fundação.
Durante a apresentação foi referido várias vezes que o sucesso desta iniciativa depende muito da adesão que os cidadãos tenham ao projecto, é essencial a colaboração de familiares e amigos, para que a informação seja validada e completada, pois com o decorrer do tempo e devido a diversas vicissitudes, muita coisa já se perdeu, ou encontra-se dispersa em "colecções" privadas.
Agora, qualquer pessoa, desde que tenha acesso à internet, pode a partir de um computador, tablet ou telemóvel aceder a uma enorme base de dados e consultar informação sobre as pessoas que fizeram a história da Mina de São Domingos. A base da informação são as pessoas, mas a partir destas é possível encontrar informação documental e testemunhos sobre a história e os lugares da Mina de São Domingos, estão disponíveis muitas centenas de documentos, fotografias, videos, mapas, etc.
O novo Portal do CEMSD pode ser acedido em https://www.cemsd.pt e os contributos (informação, fotos, documentos, etc.) podem ser enviados para geral@cemsd.pt