“VI Colóquio da Rede de Museus Rurais do Sul” CEMSD apresenta projeto “DIGNIFICAR A MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS”

O Centro de Estudos da Mina de São Domingos a convite do Dr. Miguel Rego, esteve hoje dia 21 de Setembro em Almodôvar, no “VI Colóquio da Rede de Museus Rurais do Sul” onde o João Nunes e o António Peleja fizeram uma apresentação pública do portal do CEMSD com o tema “DIGNIFICAR A MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS”.
A sessão decorreu no Cine-teatro de Almodôvar e entre outras personalidades destacamos a presença da Drª. Ana Paula Amendoeira, Directora Regional da Cultura do Alentejo, e Dr. Guilherme de Oliveira Martins, Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural, a apresentação teve bastante aceitação por parte do público presente e no final fomos interpelados por várias pessoas que nos parabenizaram pelo projecto e inclusive demonstraram interesse em nos facultarem documentação que poderá vir a enriquecer o mesmo.
O caminho faz-se caminhando e a força de vontade e o esforça que o grupo tem demonstrado, permitem ao dia de hoje e muito longe de algum dia estar concluído, dizer que valeu a pena trazer para a ribalta a memórias deste povo que não podemos nem devemos deixar cair no esquecimento, não posso estar mais de acordo com as palavras do amigo José Zarcos que diz “DIGNIFICAR A MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS”
Mais uma vez apelamos a que todos os que tenham informações sobre os seus familiares que queiram partilhar connosco a enviem para geral@cemsd.pt.