Caminho de Ferro Mina São Domingos - Pomarão, novo módulo do Portal do CEMSD

O CEMSD a convite da Asociación Herrerías participou no passado dia 13 na III Jornada Transfronteriza de Arqueología, Historia y Minería de la Faja Pirítica Ibérica que decorreu em Las Herrerías (Puebla de Guzmán, ES).

 

O CEMSD esteve representado por João Nunes e José Zarcos Tirado Palma, tendo este último realizado uma apresentação denominada "Caminho de Ferro Mina São Domingos - Pomarão, do transporte da Pirite a Reis e Presidentes, 103 anos de história" onde mostrou de uma forma sucinta a história e as principais características da antiga ferrovia de São Domingos.

 

Aproveitando o evento foi apresentado um novo "módulo" do nosso portal internet, inteiramente dedicado ao caminho de ferro, de onde se destaca: a relação pormenorizada de todo o material circulante utilizado ao longo do tempo, bem como uma listagem, com acesso às respectivas fichas individuais, dos trabalhadores da Mason and Barry, Lda. que prestaram serviço no caminho de ferro da Mina.
Este novo módulo representa mais uma peça fundamental para o prosseguimento da missão do CEMSD, colocando à disposição de todos, informação de grande relevância para a história da Mina de São Domingos.

 

Agradecemos mais uma vez a preciosa colaboração do Centro de Documentação da Fundação Serrão Martins que nos facilitou o acesso a uma planta do caminho de ferro a partir da qual foi possível calcular com precisão o declive dos vários troços da ferrovia.

 

 

Mapa da linha de caminho-de-ferro entre a Mina de São Domingos e o Pomarão.