Antónia Rodrigues Madeira - Biografia

Filha de um mineiro e de uma doméstica, nasceu na Corte do Pinto, era a segunda de 3 irmãos.
Quando do falecimento do pai, ainda novo, tinha 14 anos, devido à necessidade de angariar o sustento da família, a mãe conseguiu com o auxilio do Tio Zé do Pago, que a empresa a colocasse como cozinheira no hospital da Mina, levando consigo toda a prole.
A partir daí a Antónia Madeira começou a trabalhar no hospital, na parte da enfermagem e na farmácia a preparar as hóstias de quinino.
O seu primeiro mestre foi ainda o medico D. José, continuando com o António Maurício de Vargas e por último com o Dr. Rocha que lhe ensinaram tudo relacionado com a profissão.
Quando da obtenção da carteira profissional, por parte do Sindicato dos Enfermeiros, o Dr. Rocha foi o seu proponente e acompanhou-a a Lisboa para prestar as devidas provas num hospital da capital.
Manteve-se sempre ao serviço no Hospital da Mina prestando serviço também a particulares até à sua reforma como parteira-enfermeira.
Foi sócia da União Mutualista de Cambas.

Ficha Individual na Base de Dados do CEMSD

Informação fornecida por José Damásio Ribeiro

Testemunhos:
"Em 1955 (ou 1956) auxiliou o Dr. Santos Martins a executar a primeira cesariana efectuada no hospital da Mina, a parturiente foi Marcelina Seno a quando do nascimento do seu filho José Manuel Candeias." - Zé Parrinha (GAMSD)

Nota: Se alguém tiver mais informação sobre esta pessoa por favor contacte-nos através de geral@cemsd.pt

Partilhar